Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

Herdeiro não pode questionar penhora com embargos de terceiro

Poder do Inventariante.

Publicado por Ana Carvalho
há 8 anos

O herdeiro não tem legitimidade para defender, sozinho, o espólio enquanto o inventário ainda não estiver dividido, pois a única pessoa com esses poderes é quem foi registrado como inventariante. O entendimento é da 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça, que negou recurso contra a extinção, sem resolução de mérito, de embargos de terceiro pela Justiça de Pernambuco.

A decisão da Justiça pernambucana foi motivada por questionamento do autor do recurso de uma penhora em execução contra o inventário de sua mãe. Segundo relatora do processo, ministra Nancy Andrighi, após a morte do devedor, a legitimidade passiva do processo de execução precisa ser regularizada, e, nos termos do artigo 43 do Código de Processo Civil de 1973, o espólio deverá integrar o polo passivo para que a execução prossiga.

Para a ministra, os herdeiros não têm legitimidade para apresentar embargos de terceiro. “Regularizada a representatividade das partes, será o espólio o legitimado para impugnar todos os atos processuais praticados na execução, a partir do momento em que ingressa nos autos.”

Nancy Andrighi citou, ainda, precedente da 4ª Turma, que não reconheceu a legitimidade de herdeiros para atuar na condição de terceiro. Segundo o acórdão, isso ocorre porque as pessoas com direito à herança estão sujeitas aos efeitos do título executado. Com informações da Assessoria de Imprensa do STJ.

Clique aqui para ler o acórdão. REsp 1.622.544

Fonte

  • Sobre o autorAdvogada
  • Publicações12
  • Seguidores30
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1136
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/herdeiro-nao-pode-questionar-penhora-com-embargos-de-terceiro/391204645

Informações relacionadas

João Beltrão e Advogados , Advogado
Modeloshá 4 anos

Exceção de Pré-Executividade com Pedido de Efeito Suspensivo

Consultor Jurídico
Notíciashá 7 anos

Embargos de terceiro podem ser julgados mesmo se apresentados fora do prazo

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Pergunto:
_ Eu ganhei um apartamento de um companheiro meu.
Na verdade ele nunca me enganou quando nos conhecemos,me disse que tinha uma família porém boas condições financeiras e que gostaria de me doar para que eu tivesse uma vida futura mais segura em relação a moradia.
Sendo assim resolvi aceitar mesmo desacreditada da palavra dele.
Assim se fez a compra de tal apartamento com escritura registrada no meu nome.
Estou com a mesma pessoa a exatamente 7 anos,e a 4 anos com este apartamento.
Em uma briga discussão que tivemos a poucos dias ele citou uma hipótese de me colocar em dívida sabendo ele que não o forcei a nada,que fez tal compra em meu nome de livre e espontânea vontade,.Andei lendo alguns artigos e não entendi muito sobre o assunto mais gostaria de saber se existe realmente a possibilidade dele me tirar o apartamento,ou da família dele no caso tomar conhecimento dessa doação e me cobrar em juízo o valor do mesmo que é quitado escriturado e registrado em meu nome.
Qual seria a medida cabível para que eu não perca meu apartamento?
Qual seria a medida cabível para que futuramente em falta dele a família não me coloque essa dívida,cobrança.
Oque devo considerar?_ bigamia?vida dupla em comum acordo.
Oque ele alega é que tem sim boas condições financeiras e que vive no mesmo local e com sua família por possuir bens grandiosos.
Pensei então em fazer um inventário pois tenho dois filhos e quando o conheci eu tinha um terreno com construção de máximo 35 metros porém de usucapião.
Então acreditei que poderia melhorar minha vida e dos meus filhos dando lhes mais segurança doei meu tempo de usucapião a sra minha mãe que não tinha onde morar e sendo ela cuidadora dos meus filhos enquanto eu trabalhava.
Oque fazer nessa situação?
Alguém para me dar uma orientação? continuar lendo

Muito bom continuar lendo